Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que na regional de Araraquara, que compreende 24 cidades, 1.554 pessoas foram picadas por escorpião em 2019, o que representa um aumento de 10,5% em relação a 2018. As informações são do Cidade On.
O número é superior à media do estado que teve um aumento de 5,5%. No total, 32,6 mil pessoas foram picadas em todo estado.
10 escorpiões em 1 dia
Os relatos de capturas de escorpião são comuns em Araraquara. O analista de suporte Deivid Edson achou 10 em apenas um dia no quintal da sua casa em Araraquara.
A maioria filhotes com menos de 5 centímetros. A quantidade assustou a ele e a esposa Jessica Graziele de Abreu Coelho, que está grávida.
"Me deixou preocupada porque pode entrar em casa e sabe se lá o que pode acontecer", afirmou Jessica .
Acidentes aumentam no verão
De acordo com o biólogo do Centro de Tratamento Regional de Acidente por Animais Peçonhentos de Araraquara (Centrap), Israel Aparecido Joaquim, os acidentes com escorpiões costumam a aumentar no verão que é quente e chuvoso e época de reprodução.
"Os escorpiões mais comuns na região são o marrom, na zona rural, e o amarelo, na urbana, que é o que causa mais acidente", afirmou.
Orientações
Em casos de acidentes por animais peçonhentos, como os escorpiões, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo. Em Araraquara há soro antiescorpiônico na UPA da Vila Xavier.
"Deve-se procurar atendimento o mais rapidamente possível, principalmente crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos e hipertensos. Se não conseguir capturar o inseto é bom tirar uma foto para ajudar na identificação", orientou Joaquim.