Uma empresa do Japão resolveu desenvolver uma cadeira com sistema chamado ProPilot para melhorar a vida de quem precisa pegar várias filas durante o dia.
A montadora Nissan desenvolveu o projeto para carros sem motorista, chamados de "filhote" dos carros semiautônomos. A cadeira robótica deve começar a passar por testes em 2017. Serão instaladas algumas delas em restaurantes badalados onde não se entra antes de muitos minutos na fila.
Para quem não sabe, o sistema ProPilot, que foi lançado na minivan Serena em agosto, tem por objetivo reduzir o estresse de dirigir em meio a um tráfego pesado e congestionado, usando sensores que mantêm o veículo centralizado em sua faixa e a uma distância consistente em relação ao carro à sua frente.
A cadeira ProPilot alivia seus usuários do tédio de ficar em pé em uma fila. O objeto motorizado é dotado de uma base com um sistema elétrico de condução omnidirecional e com câmeras embutidas que monitoram a posição da cadeira à sua frente.
Sensores de peso detectam a chegada ou a partida de seu ocupante. As cadeiras vazias, então, automaticamente se retiram da frente da fila para ir para seu final, enquanto as demais avançam suas posições em um espaço pré-determinado.