Parece mentira, mas o paranaense Evandro Klimpel Balmant, de 33 anos, ergueu praticamente sozinho uma casa de 200 metros quadrados – localizada em Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba – seguindo as instruções de tutoriais no Youtube. O mais impressionante de tudo é que o paranaense ganha a vida como analista de sistemas e nunca antes havia tinha qualquer experiência com construção civil, engenharia ou mesmo com arquitetura.
Mas, claro, nada disso é impedimento para um brasileiro que se prese. Os únicos ajudantes do analista de sistemas, além dos tutoriais do Youtube, foram a do pai e de um mestre de obras, que ficaram responsáveis pela estrutura de concreto e do telhado, já que não havia como concluir essas etapas da construção sozinho.
Em entrevistas aos jornais locais, Balmant contou que a economia que teve com a mão de obra foi em torno de R$ 150 mil. Dessa forma, ele conseguiu construir a casa de seus sonhos gastando 50% menos que o orçamento inicial.
Tijolos ecológicos
E, se você está se perguntando como é possível construir uma casa segura para se morar sem ter qualquer tipo de experiência na área, fique sabendo que Evandro e sua esposa, Ane, tomaram decisões que possibilitaram essa realização. A principal delas, segundo contaram, foi a compra de tijolos ecológicos, feitos a partir de lixo reciclado.
Para quem não sabe, apesar de contarem com o preço mais salgado no mercado (se comparado ao tijolo de argila comum), os ecológicos são muito mais fáceis de montar. Aliás, esses materiais se encaixam como peças de Lego.
Outra vantagem do investimento é que os tijolos ecológicos garantem, sozinhos, o melhor isolamento acústico e térmico dos ambientes internos. Isso já facilitou bastante a vida do analista de sistemas, poupando a ele o trabalho de rebocar a parece com cimento, o que demandaria mais trabalho e um investimento maior.
Tutoriais no Youtube + orçamento apertado = mão na massa
De acordo com o casal, a ideia de construir a própria casa surgiu há algum tempo, quando eles ganharam o terreno do pai de Ane. Na época, eles viviam de aluguel em uma parte barulhenta de Curitiba e sonhavam em construir uma casa de madeira, para fugirem da agitação urbana nos finais de semana.
O problema dessa ideia inicial é que a madeira exigiria um investimento maior, além de não ter uma durabilidade tão longa. Sem contar que eles teriam que se preocupar com os isolamentos acústico e térmico, e com o risco da casa pegar fogo.
Foi então que os dois decidiram investir um pouco mais e levantarem uma casa onde pudessem morar de fato. A ideia de apelar para os tutoriais no Youtube surgiu quando eles orçaram pela primeira vez a mão de obra para a fundação da nova casa, que girava em torno de R$ 12 mil.
Mas, claro, muita gente entendida do assunto deu conselhos à Evandro, especialmente engenheiros e arquitetos da família. E foi assim que ele começou apenas com a fundação. Daí, quando a primeira parte ficou pronta, ele diz ter pensando: “Se eu consigo fazer a fundação, consigo fazer o resto.”
A parte de porcelanato e azulejos, no entanto, não foi feita pelo analista de sistemas. Ele conta que se trata de um trabalho mais delicado e não queria que o resultado final ficasse com falhas grosseiras.
No “frigir nos ovos”, o casal já vive na casa que o paranaense aprendeu a fazer pelos tutoriais no Youtube há quase um ano. O piso superior ainda precisa de retoques finais, que foram adiados devido ao orçamento apertado do casal; mas o importante é que o projeto ousado deu certo!