Uma pesquisa realizada pelo Instituto Promundo, uma ONG que estuda questões de gêneros desde 1997, afirmou que no Brasil cerca de 90 mil crianças de 10 a 14 anos são casadas. A pesquisa intitulada ‘Ela vai no meu barco’ conseguiu verificar que o número de adolescentes que se casam nessa idade após engravidarem de seus namorados não é tão raro no país.
De acordo com estudos do Censo 2010, pelo menos 88 mil meninos e meninas entre 10 e 14 anos estava, casados em todo o Brasil, já na idade de 15 a 17 anos o número sobe para 567 mil.
A partir dos dados obtidos pelo Censo, os pesquisadores se deslocaram até os estados do Pará e Maranhão onde os números de crianças casadas foram maiores. Nos locais foram entrevistadas 60 pessoas, garotas de 12 a 18 anos e seus maridos (todos com mais de 20 anos). A pesquisa descobriu ainda que os seus maridos são sempre nove anos mais velhos.
Engana-se quem pensa que os casamentos infanto-juvenis no Brasil são iguais os da África ou Índia, onde possui todo um ritual de uma jovem prometida para o marido antes mesmo de nascer e é feita uma comemoração para a entrega. O que ocorre no país é a falta de informação e a pobreza.
Normalmente o casamento de jovens são informais e considerados consensuais, ou seja, de livre e expontânea vontade.