Bons estudos! Confira as 10 melhores cidades do mundo para ser um estudante - 5. Berlim

Publicado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS), essas são as cidades favoritas dos estudantes - 5. Berlim

Slide 6 de 11

5. Berlim

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A capital da Alemanha tem instituições de excelência, como a Universidade Humboldt de Berlim, a mais antiga da cidade (que frequentemente promove programas de auxílio estudantil); a Universidade Livre (FU Berlim) e a Universidade Técnica (TU Berlim). A última é famosa por programas acadêmicos em áreas principalmente das ciências exatas.

O crescente apelo de Berlim como destino internacional de estudos também se deve em parte ao grande número de cursos oferecidos em inglês, principalmente em nível de pós-graduação. Vale destacar que 20% dos estudantes da capital vêm de fora da Alemanha, o que significa que é fácil conhecer pessoas do mundo todo por lá.

Assim como falamos em relação a Munique, a gratuidade das taxas de graduação em universidades públicas é um ponto atraente em Berlim para estudantes morarem. Aqueles que vêm de fora da União Europeia costumam ter autorização de residência que pode ser estendida por mais de dezoito meses após a formatura. As perspectivas de emprego são boas para quem se forma em Berlim, sendo que profissionais de saúde, engenheiros e especialistas em TI são os mais requisitados pelos empregadores.

A cidade marcada no século XX por duas guerras e pela divisão por um muro é atualmente um centro cosmopolita que, para além do prestígio acadêmico, é também conhecida pela sustentabilidade. A bicicleta é o meio de transporte mais utilizado no dia a dia. Berlim é, ainda, rica em espaços verdes, como parques, jardins e terrenos super arborizados. 

O ranking QS das melhores cidades estudantis ainda inclui, no top 10, lugares como Melbourne, na sexta posição, seguido de Zurique e Sidney. Boston ficou em nono lugar e a canadense Montréal ocupou a décima colocação.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES