Você sabia que substituir comida por um copão de shake esperando economizar calorias para se manter saudável pode ser um erro? Isso mesmo. Os especialistas contam que a bebida não possui a quantidade de nutrientes necessários para deixar o corpo saudável.
De acordo com Eliana Cristina de Almeida, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o shake é feito à base de leite e, por isso, carrega substâncias importantes para o nosso organismo. Porém, não apresenta todas as vitaminas e sais minerais que devem compor uma refeição balanceada, o que torna a substituição perigosa. O ideal é consumi-lo como complemento e não como refeição.
Os especialistas ainda ressaltam que esse tipo de suplemento não promove a perda de gordura, e sim de massa muscular e água, o que compromete a saúde.
Uma pessoa que troca um prato equilibrado por uma porção de shake e mantém sua rotina de exercícios físicos gasta reservas de glicose do organismo, corre o risco de ficar desnutrida ou pode ter uma crise glicêmica. Por isso, tome muito cuidado quando resolver fazer uma dieta a base apenas de shakes.