O caso ocorreu na maternidade de San Diego, na Califórnia (EUA), onde uma menina que pesava 244 gramas e media 23 centímetros ao nascer foi anunciada como o menor bebê do mundo a sobreviver, de acordo como informou a maternidade nessa quarta-feira (29), após lhe dar alta cinco meses após ter ficado em cuidados intensivos. As informações são do Extra.
Saybie, nasceu em dezembro no Sharp Mary Birch Hospital for Women & Newborns, a maior maternidade do estado americano, o mesmo que uma maçã grande - 7 gramas menor que o do bebê que até então detinha o recorde, nascido na Alemanha. "Foi o dia mais assustador da minha vida. Passei mal, achei que fosse da gravidez", disse a mãe da menina que pediu para manter preservada a identidade de sua família.
"Disseram que tinha pré-eclâmpsia (complicação da gestação potencialmente severa que se caracteriza por pressão alta). Passava dos 200. Disseram que tinha que dar à luz rápido", lembrou ela. "Repetia 'não vai sobreviver, tem apenas 23 semanas'", completou.
Uma gravidez dura em média 40 semanas. Saybie nasceu de uma cesariana de emergência com 23 semanas e três dias de gestação. Uma bebê "micro prematura" (menos de 28 semanas) enfrenta hemorragias cerebrais e problemas pulmonares e cardíacos, com pequenas chances de sobrevivência.
Disseram ao meu marido que teria uma hora com ela e que em seguida morreria. Mas essa hora virou duas, e estas duas, um dia, e em seguida uma semana", contou a mãe em um vídeo divulgado pelo hospital.
Teve alta pesando 2,26kg e 40cm, com boa saúde, segundo um comunicado do hospital.
Saybie tornou-se a menor recém-nascida do mundo a sobreviver ao parto, segundo registro da Universidade de Iowa. "Cada vida é um milagre, mas aqueles que desafiam as possibilidades, o são ainda mais", disse à agência France Presse Edward Bell, médico pediatra que tem o registro.