SEÇÕES

Bananas e humanos: a surpreendente conexão genética revelada por estudo

Mas, com as bananas, compartilhamos cerca de 50% dos nossos genes”, explicou Mike Francis, bioinformata do Centro de Dados e Ciências Computacionais de Assuntos de Veteranos, em Boston.

Humanos compartilham parte de seu DNA com as bananas | Foto: Adela Stefan/Getty Images
Siga-nos no

Você provavelmente já ouviu a afirmação de que os humanos compartilham parte de seu DNA com as bananas. Essa ideia ganhou força após um estudo do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, nos Estados Unidos, revelar que uma quantidade significativa de genes da fruta apresenta correspondência funcional com genes humanos.

“Você compartilha 50% do seu DNA com cada um dos seus pais. Mas, com as bananas, compartilhamos cerca de 50% dos nossos genes”, explicou Mike Francis, bioinformata do Centro de Dados e Ciências Computacionais de Assuntos de Veteranos, em Boston.

Pesquisas sobre genoma

Segundo o geneticista Lawrence Brody, do National Institutes of Health, que liderou o projeto e concedeu entrevista ao HowStuffWorks, “o mais notável é que, apesar de estarmos muito distantes no tempo evolutivo, ainda podemos encontrar uma assinatura comum no genoma de um ancestral comum”.

“Eles são preservados porque o genoma de um organismo que viveu bilhões de anos atrás continha genes que ajudavam as células a viver e se reproduzir”, acrescentou. “Esses mesmos genes são preservados em nós e nas plantas”, detalhou.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também