Uma baleia-jubarte com 10,68 metros de comprimento foi encontrada encalhada na noite de sábado (18) na Praia da Joaquina, em Florianópolis. A equipe da Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a necropsia e enterrou a carcaça do animal no domingo (19).
Segundo a Associação R3 Animal, o animal era uma fêmea juvenil e não foi possível identificar a causa da morte devido ao avançado estado de decomposição.
Para enterrar a carcaça foi realizada uma operação envolvendo a equipe de técnicos da associação e a Polícia Militar Ambiental. A máquina retroescavadeira também foi cedida pela prefeitura.
Santa Catarina é o estado que mais registrou encalhes de baleias-jubartes em 2021, segundo o levantamento feito em todo o Brasil pelo Projeto Baleia Jubarte.
As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzirem, e a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.
Orientações ao encontrar um animal marinho debilitado:
- Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) 0800 642 3341;
- mantenha distância e ajude a isolar a área;
- evite contato dos animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar;
- evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.
Fonte: g1