Oficialmente inaugurado em dezembro dos anos de 2024, Mareterra é o novo "bairro de luxo" de Mônaco. Construído sobre o mar, o projeto custou aproximadamente 2 bilhões de euros, equivalente a R$ 12 bilhões, na cotação atual, sendo mais um capítulo da estratégia do principado para expandir o seu pequeno território, considerado o segundo menor do mundo, atrás apenas do Vaticano.
morar sobre o mar
Por causa da crônica falta de espaço e à alta densidade populacional, Mônaco aposta há mais de um século em projetos de tomada de terras marítimas, fazendo com se transforme o mar em solo habitável. Mareterra é o mais recente e sofisticado exemplo dessa política.
Segundo uma reportagem da rede BBC
Os engenheiros responsáveis pela obra, usaram uma técnica avançada de expansão territorial, viabilizando o novo bairro: grandes estruturas de concreto foram assentadas no fundo do mar para formar uma base sólida. Esses blocos funcionam como alicerces para as construções e como barreiras contra o impacto das ondas.
Mais que infraestrutura, as peças foram desenhadas com relevos que incentivam a proliferação de vida marinha, minimizando danos ao ecossistema local.
Críticas
Apesar do discurso ambiental e da ênfase em espaços públicos, Mareterra não escapou das críticas. Os imóveis têm preços que ultrapassam 100 mil euros (R$ 631 mil, na cotação atual) por metro quadrado, o que torna o bairro inacessível à população comum.