O caça da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu na tarde desta terça-feira (22) na região metropolitana de Natal (RN) foi adquirido em 1973, conforme informou a corporação.
O modelo acidentado, um F-5M, faz parte de um lote de 42 unidades recebidas dois anos após o fechamento de um contrato de US$ 115 milhões, equivalente a R$ 650 milhões. A FAB adquiriu ao todo 79 caças desse modelo em três lotes diferentes.
SOBRE A AERONAVE
O F-5M, fabricado pela americana Northrop Grumman Corporation, possui um peso máximo de 11.193 quilos e mede 14,45 metros de comprimento. Equipado com assento ejetável, radar italiano, sistemas de autoproteção e a capacidade de usar armas inteligentes e mísseis de longo alcance, o caça permitiu que o piloto se ejetasse antes da queda nesta terça-feira.
No Brasil, há 51 exemplares do modelo F-5M, que operam em quatro unidades aéreas desempenhando funções de defesa aérea, ataque, interdição e guerra eletrônica. Segundo a FAB, todas as aeronaves da frota possuem a capacidade de realizar reabastecimento em voo.