Avanço científico permite que casais homoafetivos tenham filhos biológicos

O estudo, que está sendo desenvolvido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conseguiu criar formas primitivas e artificiais de células sexuais programáveis usando a pele humana

Avalie a matéria:
|

Todo mundo sabe que para gerar uma criança é preciso que um espermatozóide encontre um óvulo, sendo obrigatória, portanto, a participação de um homem e de uma mulher no processo. Mas a ciência está dando um jeitinho nisso e, ao que tudo indica, casais homoafetivos poderão gerar filhos biológicos em breve. O estudo, que está sendo desenvolvido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conseguiu criar formas primitivas e artificiais de células sexuais programáveis usando a pele humana.

Esse princípio de célula foi obtido ao tratar uma célula-tronco em um ambiente controlado por cerca de uma semana. Essas células têm o potencial de se desenvolver em espermatozoides e óvulos maduros e esta seria a primeira vez que algo do tipo é feito em um laboratório. “Não é impossível transformar essas células em gametas, mas se algum dia nós poderíamos usá-las, essa é uma questão para outro momento“, afirmou Azim Surani, responsável pela pesquisa, ao The Guardian.

Em 2012, cientistas japoneses fizeram um procedimento semelhante usando ratos de laboratório. A partir de células-tronco, espermatozóides e óvulos foram criados, sendo fertilizados e dando origem a filhotes. Por ora, empregar gametas artificiais a fim de tratar problemas de infertilidade é proibido na Inglaterra, mas uma mudança na lei poderia incentivar a continuidade do estudo. O uso de células-tronco, principalmente quando relacionado à fertilização, levanta uma série de questões éticas ao mesmo tempo em que abre a ciência para possibilidades consideradas, até então, improváveis.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES