Astrônomos descobrem uma “super terrar” de aspecto rochoso

Planeta provavelmente é inabitado

Exoplaneta | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O universo esconde segredos que ainda não desvendamos. Mas todos os dias os astrônomos e pesquisadores descobrem algo novo sobre esse assunto tão profundo e empolgante. A novidade é que foram descobertos três exoplanetas que orbitam em torno de uma das mais antigas estrelas da galáxia, um anã laranja que leva o nome de TOI-561.

Essa estrela está há 280 anos-luz de distância da terra, o que é considera uma distância razoável astronomicamente falando. Um dos planetas que gira em torno dela estrela tem mais ou menos o tamanho de uma terra e meia e tem alguns aspectos parecidos com nosso planeta. Assim como a terra e marte, este exoplaneta, que é o mais próximo da TOI-561, é rochoso. Mas provavelmente seja desabitado.

A importância dessa descoberta é entender que a formação dos planetas é bem anterior a nossa galáxia. Além disso, vislumbrar esses três novos exoplanetas permite que os pesquisadores façam ainda mais descobertas sobre o universo e suas peculiariades.

Segundo o que foi analisado sobre os três novos corpos celestes, o mais externo é o TOI-561 d, que tem aproximadamente 2,3 vezes o tamanho da Terra e um período orbital de 16,3 dias. O segundo é TOI-561 c, que é 2,9 vezes o tamanho do nosso planeta e tem um período orbital de 10,8 anos. Já TOI-561 b é 1,45 vezes o tamanho da Terra e seu período orbital é um pouco mais de 10,5 horas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES