Astrônomos calcularam tudo de novo e provavelmente seu signo está errado

O programa ressuscitou uma polêmica levantada em 2011, quando um astrônomo da University of Minnesota publicou um artigo apontando supostos efeitos de mudanças da rotação da Terra nos nossos horóscopo

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você é daqueles que olham o horóscopo todo dia antes de sair de casa? Pergunta sempre o sol, a lua e o ascendente do peguete? Susan Miller é sua pastora e nada lhe faltará? Tatuou o signo no pulso?


Como disse a astrônoma Radmilla Topalovic no programa Stargazing Live, da BBC, a posição das estrelas em relação à Terra não é mais a de 2 mil anos atrás, quando o zodíaco foi criado. Topalovic é astrônoma do Royal Observatory Greenwich, o mais importante observatório do mundo.

O programa ressuscitou uma polêmica levantada em 2011, quando um astrônomo da University of Minnesota publicou um artigo apontando supostos efeitos de mudanças da rotação da Terra nos nossos horóscopos.

Devido ao fenômeno, chamado precessão, as datas em que as constelações estão atrás do Sol se atrasaram bastante.

O Stargazing Live, programa comandado pelo físico da University of Manchester Brian Cox, preparou até um infográfico em que é possível verificar qual seria o seu signo de acordo com esses novos cálculos.

O calendário proposto pelo Stargazing Live conta, inclusive, com o polêmico 13º signo de Serpentário.

Veja, abaixo, qual seria o seu signo de acordo com o site:

21 de janeiro a 16 de fevereiro: Capricórnio

17 de fevereiro a 12 de março: Aquário

13 de março a 18 de abril: Peixes

19 de abril a 14 de maio: Áries

15 de maio a 21 de junho: Touro

22 de junho a 20 de julho: Gêmeos

21 de julho a 10 de agosto: Câncer

11 de agosto de 16 de setembro: Leão

17 de setembro a 31 de outubro: Virgem

1 de novembro a 23 de novembro: Libra

24 de novembro a 29 de novembro: Escorpião

30 de novembro a 18 de dezembro: Serpentário

19 de dezembro a 20 de janeiro: Sagitário Calma...

O debate acerca da veracidade da astrologia é bem velho. Esta antiga reportagem da Superinteressante discute o tema.

Na verdade, não faz sentido falar em uma "astrologia astronomicamente correta". As duas coisas não se cruzam: a astrologia parte de uma demarcações do céu baseadas em convenções.

Então... Se você acredita em astrologia, nenhuma aferição astronômica objetiva deverá te fazer deixar de acreditar ou vai, para todos os efeitos, mudar o seu signo.

Como afirma o astrólogo e filósofo Alexey Dodsworth no site de astrologia Personare:

"Os signos da astrologia são geométricos. Resultam da divisão por doze da eclíptica zodiacal. Milhares de anos atrás, estudiosos do céu resolveram demarcar esta divisão virtual, utilizando as estrelas como "bandeiras de marcação."

Dodsworth também rebate os mesmos argumentos utilizados pela astrônoma Radmilla Topalovic nesta carta ao site Ciência Hoje.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES