Você não pode ver e tocar, mas pode comprar. Um artista italiano vendeu a sua escultura mais recente por US$ 18 mil (cerca de R$ 93 mil). Com um detalhe importante: a obra de arte só existe na imaginação do vendedor e do comprador. É invisível.
Artistas digitais continuam ganhando uma boa soma com a venda de obras de arte de NFT (sigla em inglês para token não-fungível, que vale como prova de autenticidade de um arquivo no ambiente digital), mas o escultor Salvatore Garau deu um passo adiante ao criar uma escultura que não existe em forma física, mas em vez disso é feito de "ar e espírito".
A escultura "Io Sono" (Eu Sou, em português) recentemente vendida a um comprador privado acompanha um certificado de autenticidade para provar aos (não) espectadores que o espaço vago na frente deles é de fato uma obra de arte.
Garau, de 67 anos, é natural da ilha da Sardenha e é muito conhecido na Itália pelo seu trabalho abstrato, tendo exposto a sua arte em vários museus da Europa e na prestigiada Bienal de Veneza.
Apesar de não existir em uma forma física, Garau insiste que sua escultura é tão real quanto qualquer objeto que podemos ver e tocar e, em vez disso, foi criada como um "vácuo", de acordo com o site "HypeBeast".