Um artista chinês está causando polêmica após ter arrancado uma de suas costelas durante uma performance, em seu estúdio, em Beijing, na China. He Yunchang realizou a autocirurgia após fazer uma votação entre 25 dos presentes na exibição. Como a maioria votou a favor da ação, ele se cortou sem tomar qualquer anestésico e retirou o osso do lado direito do corpo. As informações são do The Mirror.
Na performance, pelado, deitado sobre uma espécie de maca, o chinês fez um corte de um metro de comprimento, do ombro até a coxa, através do qual ele arrancou a costela. Por conta do tamanho da incisão, o projeto foi chamado de ?One-Meter Democracy? (Democracia de um metro).
Antes de ter retirado o osso, no entanto, ele fez a votação entre os presentes para avaliar se daria prosseguimento ao procedimento. Com aval do público, ele tirou uma costela.
Como continuidade do projeto, Yunchang usa agora o osso retirado como parte de um cordão.
A blogueira chinesa e consultora de arte Mélanie Wang, que acompanhou a performance, comentou: ?Ele (Yunchang) disse que a performance artística só pode se distinguir da vida cotidiana quando receber uma certa intensidade. Ele queria que o seu trabalho movesse as pessoas?.