A concurseira e empreendedora rondoniense Débora Urizzi foi aprovada em um concurso público federal em 2013. Em terceiro lugar no cadastro de reserva, ela foi convocada em agosto de 2015. Porém, Débora não foi avisada pelo órgão e acabou perdendo a vaga. As informações são do Razões para Acreditar.
A frustração de perder uma vaga que lutou tanto para conquistar inspirou Débora a criar a startup Convocações Online. Uma plataforma que informa o concurseiro sobre o trâmite do concurso que prestou em tempo real, para que não passe pelo menos problema que Debora teve.
Um problema que se estende a outros concurseiros: é comprovado que 45% dos aprovados em concursos públicos perdem sua nomeação porque não são avisados pelos órgãos, e também porque muitos concurseiros não acompanham as publicações nos diários oficiais.
Sabendo disso, Debora fundou a Convocações Online. Basicamente, o concurseiro informa as vagas para as quais prestou ou deseja prestar concurso. Depois disso, a plataforma começa a monitorar os editais e orientar sobre os prazos, datas de exames e entregas de documentos. O concursei, então, passa a receber alertas em tempo real informando sobre a situação do concurso.