O público infantil conta agora com um aplicativo divertido e que estimula o imaginário das crianças. Trata-se do projeto “Um dedo de arte”, idealizado pelo artista plástico Diego Moura, 31 anos.
Natural de Niterói, ele resolveu investir numa técnica inovadora que usa o celular para quem deseja criar obras digitais que poderão, em seguida, ser transferidadas para as telas de algodão usando tinta e pincel.
A ideia do artista é estimular os baixinhos para que possam transformar o celular em um instrumento para criar arte.
Diego conta que decidiu criar o aplicativo depois de falar ao celular com sua sobrinha no começo da pandemia da Covid-19. Ele estava trabalhando quando Júlia, de 5 anos, falou que queria desenhar com o tio. Foi quando ligaram a câmera do celular e ele pediu a menina para pegar papel e seguisse suas dicas.
Pouco tempo depois, outro sobrinho, desta vez, Bernardo, de 4 anos, fez o mesmo pedido. Diante disso, Diego pensou em fazer daquela brincadeira um jogo divertido para a criançada.
Em sua primeira versão, o app “Um dedo de arte para colorir” teve seu conteúdo avaliado por algumas mães, profissionais de educação e pelas próprias crianças.
Diego frisa que se preocupou com o aspecto pedagógico do aplicativo, tendo uma resposta positiva.
O projeto deu tanto certo, que ele já tem planos para as próximas fases que estarão, em breve, disponíveis para atualização. O artista espera que o app estimule o olhar crítico, o mundo artístico, além de treinar o controle motor.