Apitos da morte: conheça o acessório macabro de guerra dos astecas

O som do instrumento parece de um zumbi se esgoelando enlouquecido.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

civilização asteca desapareceu há séculos,  mas essa cultura deixou registros históricos e arqueológicos que possibilitam descobrir uma porção de coisas sobre a mesma. Hoje sabemos, por exemplo, que os astecas construíram templos e cidades notáveis, praticavam sacrifícios sinistros e eram guerreiros sanguinários.

 Sabemos também que que essa civilização antiga vivia em uma sociedade organizada e em um rígido sistema de classes e que todos os homens eram treinados para guerrear. Os melhores eram selecionados para integrar unidades de elite.

Acessório de guerra

Segundo Reuben Westmaas, do site Curiosity, até onde se sabe, essa sociedade usava os apitos da morte quando partiam para as batalhas, provavelmente para assustar os oponentes, uma vez que o ruído desses instrumentos, parece com o som de um zumbi se esgoelando enlouquecido. Nesse vídeo você pode ouvir o som desse apito (veja a partir de 00:50).

Com base nessa descoberta, alguns pesquisadores chegaram a sugerir que os apitos da morte poderiam ser usados para invocar a divindade asteca do vento. Esse seria o barulho que os instrumentos produziriam: de vento.

Imagina ouvir o ruído desse apito em meio às densas floretas da America Central?

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES