Uma descoberta impressionante no litoral norte de São Paulo chamou a atenção nesta semana. Uma água-viva gigante, da espécie Drymonema gorgos, foi registrada na Ilha do Montão de Trigo, entre São Sebastião e Bertioga. Este espécime raro pode alcançar dimensões incríveis, sendo quatro vezes maior que o homem mais alto do mundo.
O registro foi feito pelo fotógrafo Rafael Mesquita, que também mediu a temperatura da água, registrada em 15,5°C. A água-viva tinha cerca de 60 cm de diâmetro e tentáculos que chegavam a 10 metros de comprimento. Para efeito de comparação, Sultan Kösen, o homem mais alto do mundo segundo o Guinness, mede 2,51 metros.
A MAIOR ESPÉCIE DE ÁGUA-VIVA NO BRASIL
A Drymonema gorgos é a maior água-viva já registrada no Brasil e pertence a um grupo de espécies conhecidas por causar acidentes com humanos. Contudo, sua aparição é extremamente rara. Segundo o professor Alberto Lindner, do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, o Brasil possui cerca de 15 espécies de águas-vivas grandes, visíveis a olho nu. Destas, aproximadamente seis são associadas a acidentes.
OUTRAS ESPÉCIES GRANDES
Outra água-viva de grande porte no Brasil é a Lychnorhiza lucerna, que pode atingir até 50 cm de diâmetro.
“Ela é, digamos assim, a ‘segunda colocada’ em tamanho no Brasil, depois da Drymonema Gorgos, mas ela não é associada com acidentes, ela não tem tentáculos. Ela vai ter células urticantes muito pequenas, só para matar plânctons. Ela é uma comedora de plâncton, então ela não causa acidentes”, disse.
Com informações do g1