Para quem não sabe, a bomba que caiu sobre Hiroshima tinha um poder de destruição equivalente a 15 toneladas de dinamite, ou seja, 15 quilotons. Só para efeito de comparação, as bombas produzidas atualmente possuem em torno de 500 quilotons.
Para saber mais sobre as armas nucleares, confira o nosso post:
1. As maiores bombas de hidrogênio da história tinham nada menos que 100 megatons (lembrando que cada megaton equivale a 1 000 quilotons).
2. Uma observação sobre a bomba H: são átomos de lítio e trítio que se fundem e liberam energia, formando um átomo de hélio – que são muito mais leves – durante a explosão desse tipo de arma.
3. A primeira bomba atômica foi detonada no deserto do Novo México, nos Estados Unidos, no ano de 1945. Até 2010, houve em torno de 2070 explosões comprovadas. Sozinhos, os norte-americanos detonaram mais da metade.
4. Em toda a sua história, a União Soviética lançou 840 bombas atômicas. Os norte-americanos detonaram cerca de 1040.
5. As bombas detonadas em Hiroshima e Nagasaki chamavam-se Fat Man e Little Boy.
6. Acredite se quiser, mas um tsunami atingiu a região de Hiroshima um mês após a detonação da bomba atômica, matando mais de 2 mil pessoas.
7. Como descobrir se ocorreu uma explosão atômica em determinado lugar? É só procurar pela existência de elementos radioativos que não existem na natureza, como o Césio-137 e o Estrôncio-90.
8. Outro boato sustenta que os Estados Unidos pensaram em detonar uma bomba atômica na Lua só para mostrar o seu poder na época da Guerra Fria.
9. Os Estados Unidos simplesmente perderam oito bombas atômicas, sem nunca ter conseguido recuperá-las. Elas estão por aí…