Para quem não sabe, o lúpus é uma doença autoimune, ou seja, provocada por um desequilíbrio no sistema imunológico. Em suma, ela ocorre quando o sistema autoimune ataca as células do próprio corpo.
Para saber mais coisas sobre essa doença, veja a nossa lista:
1. Caso a pessoa tenha fotossensibilidade, ou seja, problemas de pele devido à exposição ao sol, além de ulcerações na boca e/ou lesões nas regiões laterais do nariz, é bem provável que tenha a doença. Outro sintoma bastante comum são as dores nas articulações.
2. Quando atinge os rins, pode comprometer o órgão, levando em muitos casos o paciente a necessitar de um transplante. Quando atinge o cérebro, pode levar a danos sérios como o AVC.
3. O lúpus é mais comum em mulheres do que em homens. São nove mulheres para cada homem. Suspeita-se que esteja relacionado ao hormônio estrógeno, um importante formador de anticorpos no organismo feminino.
4. O tratamento varia de sintoma para sintoma, de pessoa para pessoa. Pode incluir remédios para tratar as alterações imunológicas (corticoides e imunodepressores, por exemplo) e tratamentos para cuidar das manifestações no organismo (analgésicos, anti-inflamatórios etc).
5. Outra doença autoimune que causa problemas na pele é a psoríase. Com incidência predominante em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, ela deixa lesões de tons rosas ou avermelhadas com escamações brancas. Ela é comum a homens e mulheres.
6. Pessoas com casos de lúpus na família têm maior risco de desenvolver a doença.
7. Os sintomas variam de paciente para paciente. Enquanto em algumas pessoas o lúpus provoca sobretudo problemas dermatológicos, em outras causa dores nas articulações. Sabe-se que 30% sofrem agressões na pele e 50% no sangue.
8. Lesões renais (problemas na filtração do sangue) e cerebrais (deposição de coágulos no cérebro) também sintomas muitas vezes associados ao lúpus.
9. Pessoas com problemas de pele provocados pelo lúpus precisam se proteger contra os raios do sol. A radiação solar é bastante agressiva para elas.