Quando envelhecemos, muitas coisas mudam na nossa vida. O corpo não é mais o mesmo e muito menos os pensamentos. Para entender melhor, separamos algumas coisas que acontecem quando se envelhece. Confira:
1. Você vai odiar as músicas dos seus netos
Conforme você envelhece, seu cérebro se torna cada vez mais incapaz de lidar com a dopamina, hormônio que nos permite sentir aquela “emoção” e “adrenalina” quando ouvimos uma nova música que gostamos. Assim, inevitavelmente, em algum ponto da sua vida, seu gosto musical vai estagnar.
2. Com o tempo a visão vai ficando cada vez pior
Com o tempo a nossa visão se degrada tanto que nem mesmo a comida no nosso prato poderemos enxergar. Bom, não que isso vá acontecer com todo mundo, afinal as pessoas hoje estão se preocupando muito com a saúde, mas se ficarmos muito velhos, a nosso destino com certeza será esse.
3. Você será obrigado a ir para reabilitação
Depois de ter um acidente vascular cerebral ou uma queda, você terá que ir para reabilitação, onde vão te obrigar a fazer exercícios que vão te causar muitas, mas muitas dores no corpo.
4. Você vai começar a gostar de comidas sem graça
As pessoas mais velhas simplesmente não conseguem sentir o gosto de certas coisas, e é principalmente por causa de boca seca. Conforme você envelhece, sua boca produz menos saliva, algo que é essencial para o gosto.
5. Seu cérebro vai começar a ter prazer por coisas “chatas”
Essa mudança de pensamento tem suas raízes na química do cérebro. Na adolescência, o cérebro é menos ativo nas áreas de motivação e planejamento, mas altamente ativo nas áreas baseadas em recompensa. Por isso, os mais novos são mais atraídos a atividades que retornem alta satisfação de imediato.
6. Quanto mais velho ficamos, fica cada vez mais fisicamente impossível dormir até tarde
O sono é ditado por um produto químico em seu cérebro chamado melatonina. Os cientistas testaram como a melatonina é produzida por adolescentes ao longo de um dia, e descobriram que seus corpos trabalham em uma espécie de “estado permanente de jet lag”, em que são mais alertas no período da tarde e da noite, mas têm dificuldade de despertar na parte da manhã.
7. As pessoas falam como se você fosse um idiota
Seja qual for a razão, quando ficamos velhos temos que aguentar as pessoas falando em voz alta, perguntando se estamos bem e explicando as coisas mais banais, como se fossemos crianças.
8. Seus movimentos intestinais serão monitorados
Quando você chegar a uma certa idade, a primeira coisa que seu médico irá lhe perguntar é como estão seus movimentos intestinais. Mas o pior disso não é escutar a pergunta, mas sim responder, pois você terá que descrever para o médico os problemas específicos que você está tendo, que vão além de constipação e diarreia.