7 cidades fantasmas brasileiras têm lendas assombradas de arrepiar cabelos - 5. Paranapiacaba (São Paulo)

Conheça cidades do Brasil onde existem histórias que deixam muitas pessoas assustadas, juntamente com o cenário que é de arrepiar!!! - 5. Paranapiacaba (São Paulo)

Slide 5 de 7

5. Paranapiacaba (São Paulo)

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Se Hollywood fosse brasileira, dezenas de filmes de terror e de mistério já teriam sido rodados em Paranapiacaba, distrito do município de Santo André, em São Paulo. O local nunca foi uma cidade abandonada, mas seu parque ferroviário desativado é conhecido como tal por seus nevoeiros densos (característicos da Serra do Mar) e por uma série de relatos sobrenaturais.

A vila foi fundada em 1867 para ser o centro de operações da São Paulo Railway, companhia inglesa que operava as ferrovias ligadas ao porto de Santos. Com o declínio desse tipo de transporte a partir da segunda metade do século 20, Paranapiacaba perdeu a importância, mas mantém o charme das construções deixadas pelos ingleses — há, inclusive, uma réplica do famoso relógio Big Ben de 1890 e importada do Reino Unido!

Os visitantes podem pegar trens turísticos que saem de São Paulo e de Santo André para conhecer esse recanto pitoresco e passear pelo parque ferroviário, com suas estações e locomotivas antigas que dormem ao relento. A viagem no tempo fica mais “inglesa” quando a névoa da tarde cai sobre o parque. E chega a hora de contar histórias de dar medo...

Lendas e mistérios de Paranapiacaba: Há vários contos do além envolvendo a cidade e seus habitantes. Tanto que já foi organizado ali um festival chamado Cidade do Terror, com grupos de atores revivendo esses relatos.

Dos mitos da vila não escapa nem a casa do engenheiro-chefe Daniel Fox, construtor da ferrovia. Seu casarão foi apelidado de Castelinho e hoje é um museu, mas há quem jure ouvir barulhos estranhos vindos dos quartos. O mesmo acontece no Clube Lira Serrano, onde funcionários alegam ouvir os passos de um bailarino fantasma no palco durante as madrugadas.

Até um trem invisível é considerado “fantasma” em Paranapiacaba. Supersticiosos dizem ouvir o som e o deslocamento de ar de uma composição cuja caldeira explodiu, saindo de um túnel. Nos arredores, as lendas persistem: dizem que na cachoeira do Poço das Moças, três garotas teriam morrido afogadas e até hoje assombram a região. Pessoas que acamparam por lá disseram ouvir sons de machadadas durante a noite, sem que nenhum galho de árvore tenha sido derrubado.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES