5 famosas frases erroneamente atribuídas a personagens históricos - 'Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada' - Edmund Burke

Reunimos cinco frases populares de figuras históricas que estão erradas ou, pior, nunca foram ditas por elas. - 'Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada' - Edmund Burke

Slide 3 de 5

'Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada' - Edmund Burke

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Edmund Burke foi um filósofo, estadista e escritor irlandês do século 18, e um deputado por mais de 20 anos. Entre suas frases mais citadas está essa acima. Mas o biógrafo de Burke nega que o filósofo a tenha dito.

Edmund Burke é considerado o pai do liberalismo conservador britânico. David Bromwich, autor de The Intellectual Life of Edmund Burke (A vida intelectual de Edmund Burke), disse à Reuters: "Não sei se alguém famoso atribuiu (a frase a Burke), mas esse erro de atribuição tem tido uma vida longa", agregando que não vê sentido na frase nem acha que Burke diria algo "tolo" assim. "O silêncio dos homens bons não é a única coisa necessária para o triunfo do mal", opina.

O que Burke disse, em 1770, foi: "Quando homens maus se unem, homens bons devem se associar; caso contrário, eles vão acabar, um por um, fazendo um sacrifício impiedoso em uma luta ingrata".

A citação parece ter sido distorcida logo depois, e até foi referenciada pelo ex-presidente dos EUA, John F. Kennedy, em um famoso discurso em 1961.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES