Para quem pretende diminuir um pouco os valores comprometidos mensalmente no orçamento familiar, separamos 5 dicas que ajudarão a economizar combustível e, paralelamente a isso, a vida útil dos carros.
Ignição é o ‘ponto de partida’
Com o perdão do trocadilho, cuidar do sistema de ignição dos carros é, literalmente, o ponto de partida para economizar combustível e, com isso, preservar o motor.
“Manter o sistema de ignição, como cabo, bobinas e velas, em ordem, é fundamental. O ideal é verificar a cada 20 mil quilômetros rodados”, aconselha Faísca.
Use somente combustível de qualidade
A discrepância nos preços dos combustíveis entre um posto e outro, às vezes no mesmo bairro, tem explicação: a procedência deles.
É comum encontrar estabelecimentos que vendem o litro da gasolina por um preço bastante convidativo, próximo ao que o etanol é comercializado. Isso acontece, na maioria das vezes, porque a gasolina não é tão “pura” quanto deveria ser.
A adição de etanol e às vezes água, nos tanques, deixa a gasolina mais fraca e é extremamente prejudicial aos componentes do motor.
“O combustível adulterado desgasta as válvulas do motor, velas e bicos injetores, além de contaminar o óleo. Pode diminuir em até 60% a vida útil do motor”, alertou Faísca.
Uma injeção de economia
“É fundamental manter o sistema de injeção eletrônica revisado, fazendo periodicamente a limpeza dos bicos e verificando a pressão da bomba elétrica”.
Troca de óleo no tempo certo
“Não atrasar as trocas de óleo do motor do carro. Ela deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 10 meses. O que vencer primeiro”.
‘Olha a água’
“Verificar e substituir o aditivo do radiador uma vez por ano. Ele contém etilenoglicol e, por isso, o motor não trabalha gelado, evitando a carbonização, e nem superaquece, o que previne o desgaste e o aumento do consumo de combustível”.