Para resolver aquela acne que aparece no dia da festa super badalada, você acaba indo para caminhos que ao invés de ajudar, prejudicam mais ainda.
Pensando nisso, selecionamos o que não se deve fazer quando estiver com acne. Confira:
1. Espremer
Apertar as espinhas pode causar o aparecimento de manchas e cicatrizes (os "buraquinhos") no local. O ideal é usar um produto secativo e esperar que a acne desapareça. Quando espreme uma espinha, você pode infectar o local com bactérias e ganhar uma inflamação maior ainda.
2. Pasta de dente
A pasta de dentes não serve como secativo para as espinhas. A fórmula pode intoxicar o poro inflamado e piorar a reação inflamatória, aumentando a espinha ou tornando a região ainda mais dolorida, além de manchar a pele. Em vez de usar o creme dental, aplique produtos específicos para o tratamento da acne.
3. Lavar o rosto várias vezes
Lavar excessivamente o rosto pode provocar um efeito rebote, aumentando a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Por isso, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente com água morna ou fria, e usando um sabonete neutro ou indicado para o seu tipo de pele.
4. Máscara com leite e limão
O leite e o limão não servem para o tratamento da pele: a acidez do limão, ao contrário, pode causar manchas e queimaduras graves na pele, por isso jamais pense na fruta como agente de combate à acne. O leite não chega a fazer mal, mas não tem nenhum efeito sobre a pele.
5. Água oxigenada
A água oxigenada tem ação antisséptica e antibacteriana e pode ajudar a tratar infecções. Mas isso não significa que ela pode ser usada para tratar espinhas. As concentrações elevadas podem até irritar a pele, que fica vermelha e coça bastante.