Muitas pessoas deixam de comer carne para adotar a uma alimentação vegana. Mas você sabe o que acontece com o corpo quando ele passa e a ingerir alimentos que não são de origem animal?
Confira a nossa matéria para saber:
1. O seu microbioma irá passar por uma reforma
Alimentos vegetais ajudam a moldar uma flora intestinal saudável. As fibras presentes nos alimentos vegetais promovem o crescimento de bactérias “amigáveis” no intestino. Por outro lado, dietas pobres em fibra (como as que são ricas em leite, ovos e carne) podem promover o crescimento de bactérias que promovem doenças. Estudos têm mostrado que quando onívoros comem colina ou carnitina (encontrada em carnes, aves, frutos do mar, ovos e produtos lácteos), as bactérias do intestino as transformam em uma substância que é convertida pelo fígado em um resíduo tóxico chamado TMAO. TMAO leva ao agravamento das placas de coleste
2. Suas chances de contrair diabetes tipo 2 vão reduzir drasticamente
Estima-se que 38% dos americanos têm pré-diabetes, um precursor da diabetes tipo 2. A proteína animal, especialmente da carne vermelha e processada, foi mostrada em vários estudos como fator que aumenta o risco de diabetes tipo 2.
3. Você terá a quantidade e o tipo certo de proteína
Ao contrário da crença popular, este excesso de proteína não deixa mais forte ou mais magro. O excesso de proteína é armazenado como gordura ou transformado em resíduos, e proteína animal é uma das principais causas de ganho de peso, doença do coração, diabetes, inflamação e câncer. Por outro lado, a proteína encontrada em alimentos vegetais integrais protege de muitas doenças crônicas.
4. Vai mudar positivamente a forma como os seus genes funcionam.
Os cientistas fizeram a descoberta notável que fatores ambientais e de estilo de vida podem ligar e desligar genes. Por exemplo, os antioxidantes e outros nutrientes presentes nos alimentos vegetais integrais podem mudar a expressão do gene para otimizar a forma que as células reparam DNA danificado.
5. Os seus níveis de colesterol no sangue vão despencar
Estudos mostram consistentemente que quando as pessoas se alimentam à base de plantas, os níveis de colesterol no sangue caem até 35%. Em muitos casos, a redução é igual à observada com tratamento com remédios, além de ter muitos efeitos secundários positivos! As pessoas que necessitam de medicamentos para baixar o colesterol podem ainda reduzir seus níveis de colesterol e risco cardiovascular através da adoção de uma dieta baseada em vegetais.