O canibalismo existe desde os primeiros tempos do mundo. Mas você sabia que existem pessoas que ainda praticam esse tipo coisa?
Para entender melhor, separamos alguns casos recentes de canibalismo. Confira:
1. Comer corpos do cemitério
Dois irmãos no Paquistão, Mohammad Arif e Farman Aliwere, teriam sido presos em 2011 sob a acusação de desenterrar cerca de 100 sepulturas e roubar os corpos, que mais tarde seriam supostamente consumidos. Como no Paquistão não há leis específicas contra o canibalismo, os irmãos foram condenados a dois anos de prisão e mais multa. A pena foi considerada branda e provocou protestos.
2. Sobrevivência
Uma expedição malfadada da Marinha Britânica no século XIX ficou presa no Ártico canadense, e marinheiros tiveram que recorrer a um tipo particularmente horrível de canibalismo para sobreviver, de acordo com um estudo publicado em 2015. Os exploradores famintos não só comeram a carne dos companheiros mortos como também abriram os ossos em busca do tutano.
3. Colonos famintos?
Em 2013, os arqueólogos encontraram evidências de que os colonos de Jamestown – primeiro assentamento do EUA na Virgínia – praticavam o canibalismo. Foi achado o crânio mutilado e o osso da perna de uma menina de 14 anos de idade. Os ossos foram espalhados entre ossos de animais abatidos. Uma análise forense sugere que a menina, provavelmente, morreu de doença ou de fome antes de ser devorada. Relatos do período falam de casos de canibalismo durante o “tempo de fome,” um inverno brutal entre 1609 e 1610. A maioria dos historiadores, porém, não acredita que tais histórias sejam 100% verdadeiras. Elas teriam sido produzidas como forma de “arrancar” mais dinheiro da Grã-Bretanha.
4. Neandertais canibais
Em julho de 2016, cientistas descobriram ossos de neandertais em uma caverna na Bélgica que mostraram “provas inequívocas” de canibalismo. Arqueólogos reuniram 99 fragmentos de ossos para identificar cinco neandertais distintos, quatro adultos e uma criança, que viveram entre 40.500 e 45.500 anos atrás. Havia marcas nos ossos, incluídos aí alguns parecidos com os de martelo (provavelmente para remover a medula óssea) e marcas de corte para esculpir a carne do osso. Também na caverna foram achados restos de cavalos e de rena, que tinham sido igualmente massacrados.
5. Fome no mundo moderno
O canibalismo como um resultado da fome não é uma raridade e pode acontecer ainda hoje. Há relatos desse tipo na Coreia do Norte, onde famintos moradores do país estariam recorrendo ao canibalismo, de acordo com alguns relatos da mídia internacional. Em 2013, o jornal britânico The Sunday Times afirmou que um homem foi condenado à morte por fuzilamento depois que autoridades descobriram que ele tinha matado e cozinhado a carne de dois de seus filhos. O homem foi denunciado às autoridades pela esposa.