4 golpes fáceis de cair para você tomar cuidado - Golpe do delivery

Para se proteger desse tipo de golpe, é importante levar em considerar os avisos no próprio aplicativo do delivery - Golpe do delivery

Slide 1 de 4

Golpe do delivery

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Esse golpe é bem difícil de ser identificado e muito fácil de cair porque envolve uma operação na qual o usuário está, de fato, comprando. O golpe do delivery funciona da seguinte forma: Você faz o pedido na plantaforma online, mas de repente o suposto restaurante te liga dizendo que houve um problema com a operação e que o valor vai ser estornado. 

Em seguida, te orientam a fazer um novo pagamento na hora de receber a encomenda. Você leva o cartão, insere a sua senha, a transação é aprovada e aí vem o susto: uma compra de valor muito mais alto do que o daquela refeição.

Entre 2020 e 2021, esse golpe foi aplicado em milhares de pessoas. O Procon de São Paulo, por exemplo, registrou um amento de 136% no número de denúncias. 

Esse golpe costuma ter variações em suas abordagens. As mais comuns envolvem uma maquininha de cartão com visor danificado, na qual o cliente acaba aprovando uma compra muito acima do valor real para uma conta que não é do restaurante.

COMO EVITAR? 

Para se proteger desse tipo de golpe, é importante levar em considerar os avisos no próprio aplicativo do delivery. Se houver algum problema com o pedido, você provavelmente receberá alguma notificação ou mensagem no chat e não por mensagens privadas por meio de apps de mensagens. Outra fica importante é: nunca passe dados do seu cartão por telefone ou mensagem. 

Quase 90% das mensagens falsas no Brasil foram disseminadas pelo WhatsApp, de acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky. 

Slide 1 de 4
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES