4 dicas para diferenciar o mosquito da dengue de um mosquito comum

Muitas pessoas têm grande dificuldade em identificar se um mosquito é um Aedes aegypti ou pernilongo, pois os dois são insetos de aparência bem similar

Avalie a matéria:
Diferença entre pernilongo e mosquito da dengue | Reprodução/Internet

Em tempos de epidemia, muito se fala sobre como se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti evitando a água parada, tomando a vacina e passando repelente, mas outo fator importante a ser destacado é a identificação do mosquito. Você sabe diferenciar o mosquito da dengue do pernilongo comum?

Muitas pessoas têm grande dificuldade em identificar se um mosquito é um Aedes aegypti ou outro mosquito qualquer, e a dúvida maior é em relação ao pernilongo, pois os dois são insetos de aparência bem similar. Mas há diferenças significativas que vale a pena observar para evitar a proliferação do mosquito da dengue e se proteger de picadas também.

Segundo informações da Agência Brasil, o mosquito da dengue e os pernilongo são parecidos, mas são de famílias diferentes. Enquanto o primeiro é o Aedes aegypti, o pernilongo (ou muriçoca, como é conhecido em algumas regiões brasileiras) é o Culex quinquefasciatus – que é comum em regiões mais quentes das Américas, Ásia, África e Oceania. 

É possível identificar cada um deles quando estão em repouso, parado em algum local, ou até “em ação”, voando ou picando alguém. 

Confira 4 dicas para diferenciá-los

1- Para identificar qual mosquito você está vendo é preciso observar primeiramente as cores, pois são bem diferentes. O site da Agência Brasil explica que ao contrário do Aedes aegypti, que possui o corpo preto e cheio de listras brancas, o pernilongo, por sua vez, tem uma coloração marrom uniforme.

2- Um ponto também importante para observar é o tamanho do mosquito: o da dengue é menor, tem cerca de 3 a 4 milímetros como dito acima. Já o Culex quinquefasciatus é maior e possui de 5 a 7 milímetros. 

3- É importante também estar atento em relação aos hábitos de voo, que é algo que os diferencia bastante. O mosquito da dengue costuma estar ativo e picar especialmente de manhã e no final da tarde, enquanto ainda há luz, como explica o site do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet) Conicet. Além disso, o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso. Os pernilongos, por sua vez, possuem um hábito bem diferente e preferem agir à noite, a partir das 18h e não são nada silenciosos, costumam fazer um “zumbido” e incomodar as pessoas com seus ruídos à noite.

4- Outra diferença é quanto à picada de cada um desses mosquitos. A do pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Porém, a picada do mosquito da dengue não deixa marcas e também não provoca coceira no local, conforme explica a Agência Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES