Em tempos de quarentena muitas mães estão em casa em busca de novos passatempos com seus filhos, de modo que eles não passem muito tempo assistindo televisão ou mexendo no celular. Neste cenário, a costura pode ser uma nova atividade para ser desenvolvida junto com as crianças. Entenda os benefícios:
1. Melhora a concentração
O ato de costurar e a maioria das atividades manuais, em todas as idades, pede foco e atenção, por isso, é natural que a prática contribua com a capacidade da criança em se concentrar.
2. Desenvolve a criatividade
Crianças já possuem, naturalmente, a imaginação muito aguçada. Incentivá-las a costurar pode fazer com que elas desenvolvam ainda mais a criatividade, tornando possível a criação de peças e brinquedos de acordo com seus gostos e ideias pessoais.
3. Aproxima a família
Elisa Lisot, influenciadora costurando máscaras com seu filho |
Em muitas famílias os pais precisam trabalhar, então a quarentena possibilitou uma aproximação maior com os filhos. Antes, certamente era mais difícil passar tanto tempo juntos. Com isso, esse é o momento ideal para estimular essas atividades é uma forma de deixar o período de isolamento social mais leve e divertido.
"Em muitos lares brasileiros, a prática da costura remete a memórias familiares felizes. Eventualmente é até um legado passado de geração em geração. O interessante é observar que isso ainda é muito atual nos dias de hoje, mesmo com tanta tecnologia voltada à distração das crianças. Costurar com os pequenos nesse momento de isolamento social, além de desenvolver as habilidades, também pode colaborar na construção de lembranças inestimáveis que eles levarão para a vida", comenta Concheta Feliciano, diretora de marketing da Singer Brasil.