10 descobertas fascinantes feitas por mergulhadores no fundo do mar - 2. Rastreando um tubarão-albafar

O oceano é quase como um planeta desconhecido para nós, que vivemos aqui na superfície terrestre - 2. Rastreando um tubarão-albafar

Slide 9 de 10

2. Rastreando um tubarão-albafar

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O tubarão-albafar é uma criatura fascinante: podendo chegar a 8 metros, este gigante vive a grandes profundidades e é um ancião de dar inveja. A espécie possui nada menos do que 200 milhões de anos, tentando sobrevivido a diversos eventos de extinção, inclusive aquele que matou o maior tubarão que já existiu, o megalodonte.

Os cientistas queriam muito estudar esse animal, mas a tarefa não era das mais fáceis. Em 2019, eles desceram a profundezas de 990 metros com um submersível e tiraram a sorte grande: se depararam com uma fêmea de 4,9 metros. Ela ficou um pouco agressiva, no entanto, e destruiu a isca que os pesquisadores lhe lançaram.

Mais tarde no mesmo dia, com a sorte ainda de seu lado, os cientistas conseguiram encontrar outro tubarão-albafar, desta vez um macho, e ele se tornou o primeiro animal a ganhar uma etiqueta de rastreamento a partir de um submarino.

Tópicos
SEÇÕES