Recentemente, a fundação Global Challenge e o Instituto Future of Humanity fizeram uma lista com possíveis causas para o fim do mundo. Os riscos apontados por eles, fazem parte de possibilidades extremas, que poderiam acabar com o nosso planeta.
Segundo os estudos, as formas possíveis que podem causar a destruição da Terra, devem colocar homem numa situação muito precária de vida ou até mesmo gerar a própria aniquilação total. Confira a lista de 10 acontecimentos que podem causar o fim do mundo.
1. Campo Magnético
O campo magnético é importante para o equilíbrio e a energia da Terra. Com o enfraquecimento do campo, o planeta teria sua densidade atmosférica afetada e toda a vida estaria em risco.
2. Bilhar Estelar
O universo está em constante choque. Por isso, uma estrela pode colidir com o Sol e provocar estragos na Terra, além de desestabilizar a órbita do planeta.
3. Supervulcões
Erupções vulcânicas poderiam provocar extinções em massa na Terra.
4. Supernova
A Supernova é um evento muito energético que acontece no universo. Uma estrela se torna supernova quando explode dentro de uma galáxia. Se essa explosão acontecer perto da Terra, seria o fim do mundo.
5. Resfriamento Global
Os pesquisadores acreditam que a Terra está em expansão. Em algum momento, o planeta pode ficar muito longe do Sol, sem receber luz para manter a vida.
6. Sol
O Sol pode acabar daqui 1,5 bilhão de anos. Quando isso acontecer, o núcleo do Sol entrará em colapso, os oceanos da Terra vão evaporar e a vida será extinta.
7. Asteroides
A colisão de asteroides com a Terra é possível. O impacto poderia acabar com o planeta.
8. Nova Guerra Fria
Uma guerra nuclear poderia acontecer no futuro e destruir a vida na Terra. Essa guerra seria uma catástrofe humanitária. Um conflito entre Estados Unidos e Rússia, por exemplo, seria capaz de afetar cerca de 2 bilhões de pessoas.
9. Supervirus
Uma pandemia provocada por um supervirus poderia matar milhões de pessoas no mundo.
10. Aquecimento Global
O aquecimento do planeta entre 4 e 6 ºC poderia ser fatal para a humanidade. As altas temperaturas levariam à elevação do nível dos oceanos e afetaria diretamente a produção de alimentos.