Na apresentação do Plano Estratégico de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí na sexta-feira (15), o governador Wellington Dias (PT) sinalizou que apesar do Ministério da Saúde garantir nas fases iniciais apenas as doses para os grupos prioritários, o Estado irá buscar adquirir imunizantes para toda a população. Para isso, assim que as doses produzidas para o Plano Nacional de Imunização (PNI) forem entregues e o mercado ficar livre para atender as demandas estaduais, o Piauí irá assegurar a quantidade necessária.
"Definido sobre o que foi comprado pelo PNI, 200 milhões no primeiro semestre, numa perspectiva de 150 milhões no segundo semestre, o que estamos acertando é que vamos disponibilizar para toda demanda do Estado, temos um entendimento com o Butantan, Fiocruz, e União Química, ao atingir o teto disponibilizado para o Governo, a segunda opção vem ao Estado. Se o Governo Federal assegura 2,2 mi doses, nós vamos assegurar essa diferença. Vamos assegurar toda a demanda de vacinação, assegurada a parte do PNI, assegurada a parte complementar, há a liberdade do indivíduo", frisou.
Ascom
No PNI, a expectativa é que 46 milhões de doses sejam entregues pela Fiocruz até abril e mais 50 milhões pelo Instituto Butantan. "Temos um compromisso do ministro de na terça-feira após um diálogo, com disputas não só técnicas, mas políticas, na terça de ter o Dia D de vacinação. Temos a condição de já ter por parte da Fiocruz a garantia de até abril urilizar 46 milhões de doses, a mesma coisa o Butantan e isso garante condições, vai garantir a imunização de 23 milhões. Com a Butantan vão ser mais de 50 milhões, e temos as condições de doze semanas depois garantir mais 50 milhões, estamos empenhados também na União Química poder pedir a autorização emergencial da Sputinik , pois tem condições de produção".
No Piauí, na primeira fase serão vacinados 187.85 piauienses. Somadas as quatro fases iniciais, a meta imunizar 1.113.329 piauienses dos grupos prioritários.
LEIA MAIS: Covid-19: Mais de 1,1 mi piauienses serão vacinados nas fases iniciais
LEIA MAIS: Superintendente do HU confirma que nova cepa já está no Piauí; assista