O governador Wellington Dias participou de reunião com a assessoria da presidência da Argentna e coordenadora da pauta de vacinas do país, Cecília Nicolini. Na pauta, a autorização da vacina Sputnik V, imunizante usado na Argentina.
Presidente do Consórcio Nordeste e do Fórum de Governadores do Brasil para o tema de vacina, Dias tem lutado para obter a licença excepcional para importação da Sputnik V por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na quarta-feira, a Anvisa determinou a necessidade de relatórios de outros países que já utilizam a vacina russa, por essa razão Dias conversou com a coordenadora argentina.
“Essa vacina está sendo utilizada desde o início da vacinação, de modo especial na região da grande Buenos Aires e com bons resultados. A Argentina se prontificou, já encaminhando o relatório sobre os baixos efeitos colaterais, a imunização adequada. Inclusive, eles usam outras vacinas e a Sputinik é colocada como aquela de maior imunização. Esse mesmo estudo foi realizado também pelo México e em 58 países do mundo e queremos usar no Brasil, pois precisamos de mais vacinas para salvar vidas, para menos hospitalização e para menos óbitos”, afirmou Wellington Dias.
O Consórcio de Governadores do Nordeste já negocia com o governo russo a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V.
Segundo o governador, o Consórcio de Governadores do Nordeste já negocia com o governo russo a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V, o imunizante é mais uma opção para a imunização da população brasileira, que conta com baixo número de vacinas. Conforme o governador do Piauí, a legislação brasileira prevê a validação da autorização excepcional quando um imunizante tiver recebido o aval de autoridade sanitária de uma série de países.