Após atos de protestos na Prefeitura e no Palácio de Karnak, no centro de Teresina, por empresários do setor do comércio e da indústria da construção civil, na manhã desta quinta-feira (28), o Governador Wellington Dias disse em suas redes sociais, que compreende a angústia e os prejuízos econômicos pelo setor público, além do impacto social causado durante a pandemia. Segundo ele, a volta desordenada é o caminho da morte para dezenas de pessoas.
A manifestação se deu pela retomada das atividades econômicas, paralisadas há 70 dias por causa do isolamento social estabelecida para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus.“O vírus que causa a doença COVID-19, que não tem vacina e nem um remédio específico, é o inimigo comum, da Saúde e da economia. Estamos, com responsabilidade, tratando da retomada, e com os protocolos já bem andados e dialogando com empreendedores e trabalhadores”, escreveu em sua conta no Twitter.
A manifestação foi convocada pela Federação do Comércio do Estado do Piauí (Fecomercio) e pelo Centro Empresarial do Estado do Piauí. “Estamos há mais de 70 dias com tudo fechado e ainda não temos uma posição do governo de quando isso vai acabar, os empresários querem abrir seus negócios e pedem um diálogo com o governo do Estado e a prefeitura de Teresina”, disse Valdeci Cavalcante.
O líder do executivo estadual questionou em seguida sobre a aglomeração na manifestação e disse que além dos empregadores, se preocupa com os trabalhadores. “Quantos trabalhadores estavam na manifestação? Me preocupo com empreendedores, mas também com os trabalhadores. Olhando para o Brasil, o Piauí teria cerca de 850 óbitos se não tivéssemos adotado as medidas que adotamos, evitamos mais de 700 mortes. Quanto vale uma vida?”, finaliza.
Coronavírus no Piauí
O Piauí possui, segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SESAPI), atualizado na noite desta quarta-feira (27), 4243 casos confirmados da Covid-19 e e 138 óbitos até o momento. Os municípios de Campo Alegre do Fidalgo, e Santana do Piauí registraram casos positivos pela primeira vez, elevando para 147 a quantidade de municípios piauienses com casos registrados.