O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira que as vacinas contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos começarão a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro.
"Na segunda quinzena de janeiro, as vacinas (para crianças) começam a chegar e serão distribuídas, como nós temos distribuído", disse Queiroga, após evento no Ministério da Saúde.
Queiroga também disse que o Brasil será "um dos primeiros países para distribuir vacinas para crianças". Entretanto, diversos países já imunizam essa faixa etária desde o ano passado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de dezembro, a aplicação da vacina da Pfizer para crianças. O governo, no entanto, resistiu a iniciar a imunização, alegando que não há urgência.
O Ministério da Saúde realizou uma consulta pública sobre o tema, que durou do dia 23 de dezembro até domingo. Especialistas criticaram as perguntas da consulta, dizendo que induziam respostas.
Nesta segunda, Queiroga afirmou que a consulta não foi um "referendo" nem um "plebiscito" e que serviu para ouvir a população