Vacinados contra gripe são mais resistentes à Covid-19? Entenda - Ou seria apenas uma analogia?

Estudo aponta que pessoas imunizadas contra o vírus influenza adoecem menos ou de forma menos grave de Covid-19. - Ou seria apenas uma analogia?

Slide 4 de 4

Ou seria apenas uma analogia?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Também pode ser que menos pessoas imunizadas contra a gripe simplesmente não contraíram Covid-19 porque foram mais cautelosas do que as não vacinadas. Por exemplo, mais pessoas de grupos de alto risco (idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes) geralmente recebem vacinas contra a gripe do que pessoas jovens e saudáveis.

Nos Estados Unidos, por exemplo, muitos idosos e aposentados já se haviam isolado voluntariamente no início do ano passado, enquanto outros ainda saíam para trabalhar. No entanto, há duas indicações contra tal conexão: os mais velhos normalmente também apresentam cursos mais severos da doença, o que não foi o caso no estudo de Michigan.

Independente disso, há um estudo preliminar não examinado do ano passado que aponta mais para uma explicação imunológica: entre os funcionários de hospitais da Holanda que receberam uma vacina contra a gripe no inverno de 2019/2020, a Covid-19 ocorreu significativamente menos vezes do que entre os não vacinados.

E nesses dois grupos não havia pessoas com mais de 70 anos. Todos os estudados eram empregados e tinham um número correspondentemente alto de pessoas de contato.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES