A Prefeitura da cidade de Timon (MA) decidiu por prorroga as medidas restritivas de prevenção à covid-19, que passam a valer a partir desta segunda-feira (02) até o próximo domingo (08). A determinação é válida para todos os seguimentos como uma forma de evitar a disseminação do novo coronavírus.
As atividades comerciais permanecem autorizadas a funcionar, desde que obedeçam aos protocolos sanitários, como o distanciamento de até dois metros entre as pessoas, uso obrigatório de máscara, álcool em gel e qualquer aglomeração está proibida.
Atividades física e esportiva individual ou coletiva seguem liberadas em espaços públicos, ou privados, sem a presença de público, devendo ser respeitado o distanciamento e não será permitida a participação de pessoas com sintomas gripais.
Os eventos como reuniões, científicos, batizados, jantares festivos, confraternizações dentre outros estão autorizados, desde que não ultrapassem o número de 150 pessoas e seja manifestado o interesse junto à Vigilância Sanitária do município, mediante apresentação prévia de plano de contingência, que será apreciado pelo órgão técnico.
O descumprimento dos protocolos sanitários pode ocasionar advertência, multa, interdição parcial ou total do estabelecimento, seções, dependências e veículos, cancelamento de autorização para funcionamento de empresa ou intervenção.
O secretário de governo do município, Saney Sampaio, ressalta a importância do cumprimento das medidas. “Temos nos esforçados para esse retorno gradual, sempre pensando em primeiro lugar nas vidas que podemos salvar, se todos fizerem a sua parte. Timon tem avançado bastante na vacinação contra a covid-19 e isso aliado às ações que a prefeita Dinair com sua equipe, vem realizando para conter a doença, tem permitido essa retomada responsável das atividades”, conclui o gestor.