As medidas contra a Covid-19 em Timon continuam valendo nesta semana, até o domingo (27), com a prorrogação do decreto municipal que estabelece critérios para o funcionamento das atividades no âmbito municipal.
Atividades comerciais
O comércio em geral que pode funcionar todos os dias da semana até as 17h. Já o shopping segue aberto até 22h. Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, balneários e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, o funcionamento é até 23h.
Está mantida a permissão para utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração.
Eventos
Continua permitida a realização presencial de reuniões e eventos, tais como festas de aniversário, casamento, batizados, jantares festivos, bodas, congressos, confraternizações, eventos científicos e afins, simpósios, apresentações teatrais, inaugurações e lançamentos de produtos e serviços desde que atenda ao limite máximo de 100 pessoas por evento, que poderá funcionar até as 23h, desde que não haja a cobrança de ingressos; além da necessidade de cumprir integralmente os protocolos de saúde, como o uso de máscara e disponibilização de álcool 70º.
Práticas esportivas
Atividades esportivas ao ar livre seguem liberadas, bem como a permissão para o funcionamento dos cinemas, desde que manifestado interesse junto à Vigilância Sanitária do município, mediante apresentação prévia de plano de contingência, que será apreciado pelo órgão técnico, para fins de reabertura, considerando todas as medidas sanitárias em vigor.
A flexibilização das atividades está diretamente ligada ao cumprimento dos protocolos sanitários. A Força-Tarefa contra a Covid-19 permanece vigilante para evitar aglomeração de pessoas, circulação sem a proteção da máscara onde isso possa criar riscos à saúde própria ou de terceiros, direção sob efeito de bebida alcoólica, entre outros.
O descumprimento dos protocolos sanitários pode ocasionar advertência, multa, interdição parcial ou total do estabelecimento, seções, dependências e veículos, cancelamento de autorização para funcionamento de empresa ou intervenção.