O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) realiza, de 8 a 12 de junho, com apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a testagem gratuita de trabalhadores do setor de transporte, especialmente motoristas e cobradores, que atuam no município de Teresina.
A ação acontece na sede do SEST SENAT, localizada na Praça Landri Sales, 620 - Centro Norte e no posto da Polícia Rodoviária Federal localizado na saída para o município de Demerval Lobão. De acordo com o coordenador do SEST SENAT, Cristhian Campelo, serão disponibilizados na capital piauiense 400 testes rápidos. "Esta é uma ação do SEST SENAT nacional que irá acontecer simultaneamente em mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil para saber como está o trabalhador do setor de transporte. Assim como os médicos, estes profissionais continuam na linha de frente e não podem parar. Então o objetivo é saber como eles estão em relação à infecção neste período", explica. Serão realizados 30 mil testes em todo o Brasil.
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT) avalia como positiva a ação e reforça a importância dos cuidados dos trabalhadores e das empresas para que o vírus não se prolifere e assegure tranquilidade aos passageiros, especialmente os profissionais de serviços essenciais. "A iniciativa do SEST SENAT é muito importante. A saúde dos profissionais do setor de transporte público deve ser prioridade. A testagem dos trabalhadores, bem como as medidas de proteção e higiene são fundamentais para que possamos evitar contaminações", avalia a coordenadora executiva do Sindicato, Idina Medeiros.
Os testes rápidos serão feitos por meio de agendamento. Para saber mais basta acessar o site: sestsenat.org.br.