A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina (PI), informou nesta sexta-feira (12) que 50% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados às gestantes com a Covid-19 estão ocupados. Referência no atendimento de grávidas em tratamento de alta complexidade, a maternidade é administrada pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) e possui capacidade de atendimento de 10 leitos de UTI.
De acordo com o diretor geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco de Macêdo Neto, apenas um dos 20 leitos da ala clínica para tratamento da Covid-19 está desocupado. Além disso, cinco dos seis leitos da ala NeoCovid, onde a unidade recebe pacientes recém-nascidos destacados para observação e teste do coronavírus, estão ocupados.
Francisco de Macêdo Neto relata que os óbitos e casos graves de Covid-19 em recém-nascidos são raros, mas expressa preocupação com a testagem e quantidade de leitos.
"A chance do recém-nascido pegar Covid-19 é mínima, mas o que preconiza os órgãos da saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde é que a gente precisa fazer a testagem. A nossa preocupação não é menor que os dos outros hospitais do Piauí. Nossa previsão é de alta e a nossa esperança é que haja uma diminuição nos casos de covid-19 no estado", disse.
De acordo com dados Ministério da Saúde, cerca de 420 bebês menores de um ano de idade morreram em razão da Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia até fevereiro de 2021.