Os índices de isolamento social em Teresina continuam abaixo do mínimo recomendado pelas Organizações de Saúde para diminuir a disseminação do novo Coronavírus, que é de 73%. Na última quarta-feira (10), a capital registrou percentuais de 42,6% e 52,10% nos índices aferidos pela Startup Inloco e as operadoras de telefonia celular, responsáveis por fazer esse monitoramento para a Prefeitura de Teresina.
Os dados mostram que a zona Sudeste lidera o ranking do menor isolamento na cidade, 40,91%. Em seguida, com 42,72%, aparece a zona Sul. O terceiro menor desempenho foi observado na zona Leste, onde o índice de isolamento social foi de 41,42%. Já a zona Norte figura com o maior percentual e 43,15% estão cumprindo com o isolamento e permaneceram nas suas residências.
Os percentuais do isolamento social demonstram relação com o número de casos de pessoas com o novo Coronavírus na cidade. Dados da oitava etapa da pesquisa de investigação sorológica realizada pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Instituto Opinar revelaram que a quantidade de casos continua crescendo e já chega a 94.182 pessoas positivadas para a Covid-19. Desse total, 41.388 estão com o vírus ativo e podem transmitir a doença.
“Os números mostram que a quantidade de infectados continua crescendo. Daí o nosso apelo para que as pessoas continuem com os cuidados necessários para se protegerem e evitarem a contaminação. E a principal arma que temos para evitar a doença ainda é o isolamento social”, alertou o prefeito Firmino Filho.
Segundo o Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), na última quarta-feira Teresina bateu o recorde de mortes registradas em um único dia: 12 óbitos, o que eleva para 162 o total na capital. Ainda de acordo com o painel, o município registrou 143 novos casos, e agora contabiliza 3.773 desde o início da pandemia.
Com informações da PMT