Teresina registrou, na última terça-feira, nove mortes por Covid-19. Os dados são do boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que registrou ainda 384 novos casos da doença na capital. Agora, Teresina registra um total de 64.867 pessoas desde o início da pandemia, das quais 1.398 vieram a óbito.
O boletim registrou ainda 61.403 pessoas recuperadas da doença. Esta categoria engloba não apenas os pacientes que tiveram alta hospitalar como também aqueles que fizeram tratamento em casa e puderam sair do isolamento domiciliar. “Após o cumprimento de 14 dias de isolamento, essas pessoas tiveram melhora do quadro clínico de saúde”, afirma Wesllany Santana, do Centro de Operações em Emergência (COE).
Dentre os óbitos registrados nesta terça-feira (09), uma aconteceu ontem (09), quatro na segunda-feira (08) e quatro em dias anteriores. Foram seis homens e três mulheres, com idades entre 43 e 91 anos. Apenas um paciente não apresentava comorbidades; os demais eram portadores de diabetes e doenças cardiovasculares, pulmonares e renais. Três deles eram residentes na zona Sul, três da zona Sudeste, dois na zona Leste e um na zona Norte.
Teresina dispõe atualmente de 18 UBS para atendimento exclusivo de casos de suspeitos de Covid-19. Nestes locais, o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta médico, fazem o teste da doença e posteriormente recebem o tratamento necessário de acordo com seu diagnóstico.
Confira a lista das UBS com atendimento exclusivo para síndromes gripais abaixo:
Atendimento todos os dias, de 7h às 19h
Zona Sudeste:
UBS Carlos Alberto Cordeiro (Dirceu II)
UBS Todos os Santos
UBS Novo Horizonte
Zona Norte:
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Real Copagre
UBS Karla Ivana
Zona Leste:
UBS Gurupi
UBS Taquari
Zona Sul:
UBS Parque Piauí
UBS Hugo Prado
UBS Monte Castelo
UBS Irmã Dulce
Atendimento de segunda a sexta de 7h às 19h
Zona Sul
UBS São Pedro
UBS Betinho