Teresina começou a vacinação de crianças contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Isabel, na zona Leste da capital piauiense. O prefeito Doutor Pessoa (MDB) acompanhou a vacinação e convocou pais para ficarem atentos ao calendário da vacina. Os pequenos receberam um “Certificado de Heroísmo” para comprovar a coragem na importante data.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina disponibilizou 11 UBSs para a aplicação do imunizante pediátrico da Pfizer. Na fila, o arquiteto Wellington Camarço aguardava a vez do filho chamado André, de 10 anos. Contente e finalmente aliviado, o pai contou que enfrentou dificuldades para se adaptar à pandemia e garantir a saúde do pequeno.
“É uma alegria muito grande para mim e toda família, como se fosse um momento de libertação. Meu filho tem diabetes e durante os dois últimos anos tivemos muito cuidado e medo. A vacina é uma oportunidade de dar a ele uma vida normal de uma criança de 10 anos de idade”, disse o pai. Decidido, o menino não teve medo e negou quando foi questionado se a injeção havia doído. Depois de enfrentar corajosamente a agulha, exibiu seu certificado e abraçou o pai.
O dia também foi de alegria e comemoração para Wellington Paz, analista de sistemas. Ele levou sua criança de cinco anos para garantir a proteção contra o vírus da Covid-19. Segundo ele, a vacinação é um exemplo de responsabilidade. "Eu não sei o que dizer, trazer meu menino para receber essa dose é mais do que proteger contra a doença. É um ato de cuidado, é um direito do meu filho. Eu esperei muito por esse momento e espero que todos possam fazer isso também", falou.
André Grandim, 11 anos, disse que até sonhou com a vacina. Mesmo jovem, ele já sabe que a vacina é segura e eficaz. "Vou ser vacinado hoje com a minha mãe e não tive medo, pelo contrário, quase não consigo dormir pensando no dia de hoje. Eu desejo que todas as crianças se vacinem para a pandemia acabar de uma vez", contou.
A cidade de Teresina recebeu 4.400 doses de vacina pediátrica da Pfizer no primeiro lote. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, ao menos 90 mil crianças estão aptas a serem imunizadas nesta primeira fase, que prioriza os pequenos com comorbidade, deficiência, indígenas ou quilombolas.
A FMS acredita que mais doses de vacina pediátrica da Pfizer cheguem durante a semana (14). “Se tivermos mais doses, conseguiríamos atingir em poucos dias a nossa meta de 90 mil. As doses são agendadas para evitar aglomerações e garantir o conforto das nossas crianças. Todos estarão vacinados em breve”, falou Gilberto.
Segundo o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é um dia importante que precisa ser ainda mais divulgado para atrair mais pais, avós e demais familiares para a vacinação. “É uma vacina segura, aplicada nos países de primeiro mundo e muito testada. Vamos vacinar nossas crianças, não tenham medo e fiquem de olho nas datas disponibilizadas pela Fundação", disse.