A Suíça autorizou neste sábado o uso da vacina da farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech contra a Covid-19, anunciou a autoridade reguladora nacional de saúde Swissmedic. É a primeira vez que uma vacina contra o coronavírus é autorizada para o uso padrão, ou seja, não emergencial.
Dois meses após receber o pedido, a Swissmedic concedeu a autorização para a vacina em uma revisão contínua dos documentos apresentados.
"Após uma revisão cuidadosa das informações disponíveis, a Swissmedic concluiu que a vacina covid-19 da Pfizer/BioNTech é segura e seus benefícios superam os riscos", disse o órgão em um comunicado.
Outros países como Reino Unido, EUA, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita e Chile já autorizaram o uso emergencial da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em sua população. Os EUA liberaram também o uso da vacina da Moderna. O uso emergencial é mais restrito e destinado a grupos específicos da população.
— Pudemos tomar essa decisão rapidamente, garantindo que as três condições essenciais sejam respeitadas: segurança, eficácia e qualidade — disse o diretor da Swissmedic, Raimund Bruhin.
A vacinação suíça começará dentro de alguns dias, disse o ministro da Saúde, Alain Berset, em um vídeo postado no Twitter. A prioridade de imunização será de pessoas vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com problemas de saúde.
A Swissmedic exigirá que a Pfizer continue enviando informações sobre a segurança, eficácia e qualidade de sua vacina em uma base contínua, disse
A Suíça, com 8,6 milhões de habitantes, garantiu acesso a 15,8 milhões de doses de vacinas, negociadas com três laboratórios distintos: três milhões com a Pfizer/BioNTech, 7,5 milhões com Moderna e 5,3 milhões de doses com a AstraZeneca. São necessárias duas doses por paciente para as três vacinas.
A Suíça registra mais de 4 mil novas infecções todos os dias e mais de cem mortes. No total, o país notificou 400 mil casos e 6 mil mortes desde o início da pandemia.
O governo suíço anunciou novas medidas na sexta-feira para tentar conter a pandemia da Covid-19. A partir de 22 de dezembro, restaurantes, shopping centers, centros esportivos e outros locais de entretenimento estarão fechados.