Sesapi monitora cidades com aumento de casos de Covid-19; saiba quais são

Toda semana são feitos relatórios sobre a evolução dos casos e óbitos em decorrência da Covid-19 no Piauí.

casos de covid | Robson Valverde/SES
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI), segue monitorando a situação de pandemia no estado. Toda semana são feitos relatórios sobre a evolução dos casos e óbitos em decorrência da Covid-19.

De acordo com os dados da última semana epidemiológica, do dia 25 de outubro, entre os 20 primeiros municípios do estado com maior incidência da doença, a cidade Curralinhos, que tem pouco mais de 4 mil habitantes, está em primeiro lugar na incidência de novos casos da doença, com 1.340. 

Outra cidade com o número acima de mil em incidência de casos é Caldeirão Grande do Piauí com 1.175. “Nestes dois municípios registramos uma incidência acima de mil para novos casos a cada 100 mil habitantes. O fato da população ser pequena colabora para que o índice fique ainda mais elevado”, explica a coordenadora do Cievs, Amélia Costa. De acordo com a epidemiologista, a classificação de cada município leva em conta a quantidade de habitantes e os novos casos. 

Municípios em alta estão recebendo orientações da Secretaria de Saúde do Piauí - Foto: Reprodução

Veja lista dos municípios com maior incidência de casos no Piauí:

1º Curralinhos

2º Caldeirão Grande do Piauí

3º São João do Canabrava

4º Lagoinha do Piauí

5º São João do Piauí

6º Miguel Leão

7º Simplício Mendes

8º Prata do Piauí

9º Fronteiras

10º Jardim do Mulato

11º Hugo Napoleão

12º Vera Mendes

13º Agricolândia

14º Itainópolis

15º Valença do Piauí

16º Bertolínia

17º Ipiranga do Piauí

18º Conceição do Canindé

19º Campo Alegre do Fidalgo

20º Pedro Laurentino

Para tentar barrar a elevação desses casos a secretaria está prestando orientações a estes municípios. “Estamos entrando sempre em contato com essas cidades com aumento de casos, pedindo que os mesmo colham amostras desses infectados para termos um controle das variantes que estão circulando no estado”, lembra Amélia Costa. 

A coordenadora lembra que a população não deve baixar a guarda, mesmo em um momento mais brando da pandemia como agora, uma vez que o vírus ainda está circulando. “Mesmo estando com mais de 70% da população vacinada com a primeira dose e quase 50% com o esquema completo, lembramos a todos que ainda é necessário manter os cuidados como uso de máscara e distanciamento, pois infelizmente a pandemia ainda é uma realidade”, reforça.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES