Serviços terão restrição de dia e horário na volta em Teresina; veja!

Coordenador do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, Washigton Bonfim, apresentou os decretos em coletiva de imprensa

Washigton Bonfim detalha medidas | Efrém Ribeiro
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Para evitar aglomerações, principalmente no horário de pico, o decreto que disciplina a retomada econômica em Teresina, assinado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) estabelece vedações no funcionamento dos serviços não essenciais autorizados a partir de segunda-feira, 06 de julho, sendo disciplinado um turno único e dias específicos para a abertura.

O documento foi destrinchado em videoconferência com o coordenador do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, Washington  Bonfim, apontando que o funcionamento dos setores do varejo autorizados a funcionar deve ser feito através do sistema de delivery ou drive-thru. Não será permitida a entrada de clientes nos estabelecimentos. Além disso, o comércio de peças e acessórios para veículos e motocicletas poderá abrir a partir do dia 13 (às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h. Já o comércio varejista e atacadista de materiais de construção estará autorizado a fazer a entrega de produtos aos compradores no período das 8h30 às 14h30, podendo abrir  de segunda à quinta-feira. No caso das atividades da construção civil, as obras poderão ser retomadas de terça à quinta-feira.

Coordenador do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, Washigton Bonfim, apresentou os decretos em coletiva de imprensa

“Nessa primeira fase as empresas terão que funcionar às segundas, terças, quartas e quintas num turno único, no caso das empresas de peças e acessórios esse turno é de 9h às 15h; no caso das empresas de comércio varejistas de material de  construção de 8h30 às 14h30; estamos movendo as atividades para  diluir o horário de pico e ter  menos aglomeração no horário de pico”, explicou Bonfim.

Bonfim reiterou que os estabelecimentos terão que seguir uma série de regras, que visam a segurança sanitária tanto de colaboradores quanto de clientes. A observância de tais itens será imprescindível para as fases subsequentes de liberação.

“As obras vão ter seu funcionamento inicial no dia 07, pois vão funcionar só 3 dias por semana nas próximas duas semanas. Nós deveremos manter ainda nos finais de semana de julho: 10,11, 12 e mais adiante os dias que antecedem o dia 20. É importante frisar desse funcionamento semanal reduzido, outro aspecto importante é a questão das regras, dos requisitos para aberturas dessas empresas, estamos acompanhando o decreto estadual 19.040 e isto prevê que todos os estabelecimentos tem que ter um plano de contenção e esse plano tem que ser conhecido por todos do estabelecimento”, destacou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES