O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, anunciou a liberação da segunda dose de reforço das vacinas contra a Covid-19, para toda a população acima de 18 anos. A liberação foi acordada em reunião junto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
“Sabemos da importância da dose de reforço para aumentar a imunidade de nossa população contra a Covid-19, e acordados com o Cosems liberamos a segunda dose de reforço para a população em geral acima de 18 anos. É preciso ter tomado o primeiro reforço há quatro meses ou mais. O calendário de aplicação ficará a cargo dos municípios, de acordo com a disponibilidade dos imunizantes”, disse o secretário.
Sesapi vai encaminhar uma nota técnicas aos municípios com as novas orientações.
Na oportunidade também ficou acordado com os municípios a redução do intervalo da vacina da Pfizer pediátrica, que seguirá a bula do imunizante, passando de oito semanas para 21 dias. O imunizante está disponibilizado para crianças acima de 05 anos. A Coordenação de Imunização da“Com esta redução vamos está protegendo nosso público infantil com mais celeridade, uma vez que temos vacinas disponíveis. O intervalo anterior maior só foi estabelecido devido a insuficiência dos imunizantes”, explica o superintendente de Atenção à Saúde de Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.
No Piauí, 65,17% da população elegível (acima de 18 anos) já tomou a terceira dose e 18,97% receberam a 4ª dose da vacina, que até a data de hoje estava liberada apenas para os profissionais da saúde e a população acima de 60 anos. O intervalo entre as doses de reforço é de 4 meses após a última aplicação. No estado 591.382 estão atrasadas para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19.
O secretário Néris Júnior faz um apelo àqueles que ainda faltam receber seu reforço, e aos que estão habilitados a tomar a 4ª dose, que procurem os postos de saúde de sua cidade e tomem suas vacinas.
“A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aumenta a proteção contra a infecção causada pelo vírus e ajuda também na proteção contra as variantes. A vacinação é importante mesmo pois confere uma imunidade superior àquela gerada apenas pela doença, por isso é necessários que a população volte aos postos e tomem sua terceira dose e também a quarta dose assim que estiver disponível em seu município”, enfatiza o gestor.